Falar sobre educação é, antes de tudo, pensar em uma educação universalizada, buscar soluções e enfrentar desafios, tornando o possível, o que muitas vezes parece impossível. Educar significa construir um sistema articulado, baseado em princípios democráticos, com políticas públicas que promovam a inclusão e respeitem as diversidades. Isso envolve o investimento contínuo na formação e valorização dos profissionais da educação, bem como a garantia do acesso e da permanência dos alunos na escola. O gestor público deve compreender que o ato de educar vai além do aspecto técnico-científico; é um ato de cidadania. Construir uma educação de qualidade exige a participação, o envolvimento e a articulação de todos que fazem parte do processo educativo, de modo que cada cidadão se sinta responsável por seu papel na sociedade. Nesse contexto, o futuro governo buscará, de forma incansável, a melhoria da qualidade do ensino na Rede Municipal, priorizando ações voltadas para a reestruturação do setor educacional, combatendo a evasão escolar, garantindo a permanência dos alunos e, acima de tudo, promovendo o ensino e a aprendizagem conforme previsto no Plano Municipal de Educação – PME para cada faixa etária.
Propomos:
- PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: Desenvolver uma política de valorização dos Profissionais da Educação, através da retomada das discussões do projeto de reforma do Plano de Cargos e Carreira – PCCR da Educação, alinhada à capacidade financeira do município, ao mesmo tempo em que se compromete com a melhoria da qualidade de vida e do trabalho dos
profissionais com respeito e justa remuneração correspondente a dignidade da profissão;
PME: Meta 17: Estratégias 17.1 e 17.3 - TRANSPORTE ESCOLAR: Promover melhorias na área de Transporte Escolar, especialmente da zona rural, discutindo com os seus atores, melhores condições de trabalho e remuneração digna do serviço, garantindo transporte escolar para todos que dele necessitem, sobretudo como forma de reduzir as taxas de evasão escolar e proporcionar equidade a todos;
PME: Meta: 5: Estratégia 5.12
Meta: 7: Estratégia 7.9
Meta: 9: Estratégia 9.5